quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como Tornar Economia (mais) Relevante

James Hamilton comenta (motivado por um post instigante de Mark Thoma, que trata da relação entre economistas acadêmicos e outros):

"Too many of my colleagues pay too little attention to how markets and institutions actually function. The profession and our ability to offer constructive policy advice are seriously impoverished as a result."
Da perspectiva dos trópicos, não apenas poucos (quer dizer, menos do que seria desejável) economistas acadêmicos devotam seu tempo de pesquisa para entender o funcionamento real de mercados e de governos, mas como também alunos de pós-graduação têm pouco interesse em desenvolver uma melhor compreensão. Um sintoma típico é quando estes definem seus projetos de dissertação e tese a partir do uso de uma técnica (quero usar métodos não paramétricos para analisar uma série... ou quero usar o matlab para simular a política monetária ótima em uma economia fechada de agentes ricardianos...) em vez de a partir da definição de um problema econômico (como por exemplo, por que a taxa de juros no Brasil é tão alta, ou por que a produtividade no país é tão baixa, ou por que não se consegue investir em infraestrutura, etc.) 

Existe, de fato, entre alunos de pós-graduação, um fascínio natural pelas técnicas, que, diga-se de passagem, são importantes por fazerem parte do arsenal indispensável do economista. O problema não reside no desenvolvimento de competências técnicas, mas na falta de curiosidade de buscar entender melhor a natureza de problemas concretos, o que de certa forma reproduz a postura de seus professores. Sem uma postura mais adequada, continuaremos em debates estéreis sobre questões menos relevantes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem colocado a questão. Acho que a falta de "aventurismo" dos alunos da pós se deve também as incertezas associadas ao se pesquisar os temas colocados por ti. Em todo caso, a reflexão deve ser feita. Nós alunos devemos buscar essa compreensão.

sds,
HS

Econoholics disse...

Professor,

Ontem mesmo estava discutindo com um amigo sobre o assunto.
Não tiraria nem uma palavra do que escreveu.

Excelente post.

Ildo lautharte.