quarta-feira, 4 de março de 2009

As Crianças Entendem os Incentivos

No ótimo The Art of Strategy, Dixit e Nalebuff argumentam que as crianças são estrategistas profissionais. Certamente os pais podem melhorar seu desempenho lendo livros como The Art of Strategy e aplicando o conhecimento adquirido no dia a dia. As crianças não precisam. Conversando com alguns pais, obtive exemplos que corroboram Dixit e Nalebuff:

1) Como obter sucesso
Da redação "O que espero da vida", de um menino de 09 anos. Esperava-se que escrevesse sobre escolha profissional e outras decisões (como por exemplo estudar para ser médico e salvar vidas). "Desejo ganhar na mega sena e mudar com minha família para o Canadá", começou a redação. O garoto entendeu que, no Brasil, sucesso profissional e enriquecimento pessoal não vem de trabalho e conhecimento. Felizmente, as outras formas de ganhar a vida para ele são menos nobres, como por exemplo envolvimento na política e tráfico de drogas. A melhor chance está na mega sena e no exterior.

2) Crime e Castigo

Andando de carro com seu pai, o menino de 12 anos o vê frear bruscamente para não atropelar uma senhora de idade que atravessa inadvertidamente a rua. O pai balbucia: "Que m... com um acidente, iria me incomodar um monte com a Justiça..." O filho retruca: "Fica tranquilo, pai, que vc. é réu primário". Rezemos para que o garoto não leia o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Nenhum comentário: