quarta-feira, 7 de março de 2012

Tsunami Monetário e Protecionismo Unilateral: Lendo as Entre-linhas

Ao criticar a crescente liquidez estimulada recentemente pelos Bancos Centrais da Europa (BCE) e dos Estados Unidos (FED), a Presidente Dilma Rouseff anunciou poderia tomar medidas para proteger o Real de apreciações "artificiais". Parece que uma simples questão de lógica econômica escapou da compreensão dos assessores econômicos da Presidente: Medidas protecionistas, de restrições às importações, tendem a valorizar ainda mais o Real por reduzirem a demanda por dólares. Talvez o problema não seja a dificuldade de compreensão de como funciona o mercado de câmbio, mas um de origem política que se encontra nas entre-linhas do discurso nacional-desenvolvimentista do governo brasileiro: A Presidente na verdade está dizendo que é preciso proteger os grupos econômicos, como os exportadores industriais, que financiam as campanhas políticas dos partidos que constituem a chamada base aliada. Pois se o problema fosse apenas de câmbio valorizado, a liberalização unilateral das importações resolveria o problema, além de tornar mais barato o consumo para os milhões de brasileiros que se encontram desprotegidos contra a ineficiência e baixa produtividade da indústria nacional.

Vou lhe proteger, mas sei que quando precisar, nas próximas eleições, você estará do meu lado.

2 comentários:

Anônimo disse...

"milhões de brasileiros que se encontram desprotegidos contra a ineficiência e baixa produtividade da indústria nacional."

Muito dessa ineficiência não seria fruto da Carga Tributária? Que seria fruto da ineficiência/corrupção do Governo?

Ronald Hillbrecht disse...

Sim, trata-se de um problema sério que tem causas múltiplas, como as apontadas acima. De forma geral, o páis sofre com instituições econômicas inadequadas para a criação de riqueza. Protecionismo, corrupção e carga tributária elevada são sintomas desta inadequação.