quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Doing Business 2012

O relatório Doing Business 2012, do Banco Mundial, provê uma mensuração objetiva da regulação dos negócios, que permite identificar a facilidade de fazer negócios nos países analisados. De um total de 183 países, o Brasil é o 126o. do ranking, uma posição nada confortável, indicando que a regulação de negócios do país é pouco amigável à atividade econômica.

Cingapura lidera o ranking de facilidade de fazer negócios, seguido de Hong Kong, Nova Zelândia, Estados Unidos e Dinamarca.  O Brasil perdeu seis posições no ranking, em relação ao relatório de 2011, pois pouco melhorou o seu ambiente de negócios - em 125 países foram implementadas um total de 245 reformas regulatórias. No ranking do Doing Business, o Brasil está logo atrás de Suazilândia e Boznia e Herzegovina, mas à frente de Tanzânia e Honduras. Nos últimos seis anos, os países que mais progrediram em criar um ambiente mais amigável a negócios foram a China, India e Rússia.

Como sugestão de plano de desenvolvimento econômico, é melhor se engajar em reformas regulatórias que afetam todo o ambiente de negócios no país do que conceder subsídios, isenções fiscais e venda de proteção a determinadas indústrias. Se fazer reformas é um ato impossível para nossos planejadores, a política de second-best parece ser simplesmente eliminar o Plano Brasil Maior.

Nenhum comentário: