quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Notícias Sobre Xadrez

- Selva Brasilis aparentemente não gosta de xadrez, mas a referência ao artigo do Kasparov sobre computadores, no NYT, é boa.

- O impacto de computação sobre a performance de jogadores profissionais vem à tona com este artigo da Veja, sobre Magnus Carlsen. Longe de ser uma ameaça aos humanos, o computador os tem ajudado a se aprimorarem no jogo.

- O talentoso enxadrista brasileiro, Rodrigo Disconzi, ensina como usar softwares de xadrez em seu benefício.

- Kenneth Rogoff, sendo Grande Mestre e considerado um garoto prodígio no xadrez, analisa a economia global sob a perspectiva da inovação de inteligência artificial no xadrez e conclui que:

"In short, I do not share the view of many that, after the Internet and the personal computer, it will be a long wait until the next paradigm-shifting innovation. Artificial intelligence will provide the boost that keeps the teens rolling. So, despite a rough start from the financial crisis (which will still slow global growth this year and next), there is no reason why the new decade has to be an economic flop.

Barring another round of deep financial crises, it won’t be – as long as politicians do not stand in the way of the new paradigm of trade, technology, and artificial intelligence."

- Vassily Ivanchuk estará no Brasil para participar do Torneio da Festa da Uva, em março, em Caxias do Sul, RS. Ivanchuk é um dos mais fortes jogadores de xadrez do mundo, desde o início dos anos 1990. Para se ter uma idéia do que é capaz de fazer, veja as duas partidas que ganhou do Kasparov, esta e esta aqui.

Nenhum comentário: