terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mais Sobre o Nobel

i) Ótimo texto de Ed Glaeser sobre as contribuições na teoria de pesquisa aplicada ao desemprego de Diamond, Mortensen e Pissarides. Confirma o que o Giácomo Balbinotto havia me dito: esta história de "search theory" começou com um artigo de George Stigler (Nobel em 1982) de 1961. O post de Tyler Cowen sobre Peter Diamond é uma bela resenha de sua obra.

ii) Enquanto que alguns blogueiros nacionais ficaram contentes por terem acertado Diamond (embora tivessem apostado em Douglas, não em Peter Arthur), outro blogueiro teve mais uma previsão para Nobel confirmada pelos fatos: é incapaz, como as bolsas de apostas, de prever o futuro (mea culpa: eu faço melhores previsões de longo prazo. Posso estar certo certo daqui a dois anos, como o SB em iii), minha previsão é que só o futuro dirá).

iii) Salva de palmas para Selva Brasilis, que antecipou (em dois anos) corretamente o Nobel para Peter (não Douglas) Diamond e ainda postou uma bela entrevista com o próprio, feita por Randall Wright (University of Pennsylvania) e Giuseppe Moscarini (Yale University).

3 comentários:

"O" Anonimo disse...

Ei Ronald, nem com essa não! Eu acertei tanto o Peter Diamond como o Pissarides.

Anônimo disse...

Mas o "O" fez a seguinte aposta:

Anônimo disse...
Chris Pissarides poderia dividir com o Peter Diamond.

"O"
7 de outubro de 2010 16:51

Ronald Hillbrecht disse...

"O" e Anônimo,

Quando li o post "Nobel 2010" e os respectivos comentários, fiquei com a impressão que a aposta era no Douglas. Mas parece que as evidências apresentadas são contra a minha interpretação. De qualquer maneira, a posteriori, o Peter (não o Douglas)Diamond era um candidato mais provável, para acertar o Chris Pissarides uma mira mais precisa era requerida. E a imagem deste último sequer apareceu na minha bola de cristal.

Goosfraba!