domingo, 31 de janeiro de 2010

Taxa de Câmbio Real, Poupança Doméstica e Crescimento Econômico

Um debate incendeia o mundo dos blogs de economia: "O" Anônimo, da Mão Visível, critica Oreiro, que critica Ferreira e Fragelli aqui e aqui, que criticam artigo de Bresser Pereira. O ponto original é que no artigo de Bresser Pereira, segundo seus críticos, é feito o argumento de que a taxa de câmbio é a política econômica mais estratégica para promoção de desenvolvimento econômico e países que mantêm seu câmbio desvalorizado conseguem atingir maiores taxas de crescimento econômico. A partir daí, os críticos dos críticos dos críticos têm levantado várias afirmações pontuais, às vezes difíceis de se compreender sem menção ao modelo econômico subjacente e com observações casuais (ex. câmbio desvalorizado na China e elevados crescimento econômico e poupança doméstica) como provas empíricas definitivas, pelo menos no âmbito retórico dos blogs.

Mas indo direto ao ponto, qual é a relação (teórica e empírica) entre taxa de câmbio real, poupança doméstica e crescimento econômico? Montiel e Servén explicam:

"In short, there is as yet little analytical or empirical support for the view that
an exchange rate policy geared to the maintenance of a depreciated real exchange
rate promotes increased domestic saving, and through more saving, larger rates
of domestic capital accumulation and growth. If exchange rate policy indeed has
a significant impact on economic growth in developing countries, it is likely to
do so through what this paper has labeled the TFP channel, rather than through
the capital accumulation channel."

Se evidências empíricas e teoria econômica servirem como guia neste debate, eu diria que a turma da economia convencional (Ferreira, Fragelli, "O") tem o argumento correto, em detrimento dos alternativos (Bresser Pereira, Oreiro), que, no caso, precisam melhorar seus referenciais teóricos para poder compatibilizá-los com as evidências empíricas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, aprendi horrores com esse incrível post!