quinta-feira, 29 de maio de 2008

Falando em Pork....

Pork Barrel Politics se refere a projetos do governo que beneficiam um determinado grupo de interesses (de uma região geográfica ou de um setor de atividade) e que aumentam o apoio aos políticos que os criaram, na forma de maiores contribuições de campanha ou votos. Pork faz parte do esquema político de transferência de renda para grupos organizados da sociedade conhecido como rent-seeking e tem como efeito principal enriquecer alguns e empobrecer a sociedade.

Subsídios agrícolas nos EUA fazem parte desse esquema. Lá, subsídios à agricultura beneficiam algumas das maiores corporações americanas e alguns dos cidadãos mais ricos às custas dos pagadores de impostos e de quem paga um preço mais elevado pela comida. A piadinha americana "sabe como matar um fazendeiro de fome? é só trancar sua caixa do correio e ele não conseguirá pegar o cheque do governo" tem um bom fundo de verdade.

Será o Brasil diferente e pork só existe lá? Ou quem sabe poderíamos nos beneficiar da criação de uma associação como Citizens Against Government Waste, que vigia os gastos e projetos do governo?

Nenhum comentário: