terça-feira, 26 de agosto de 2008

Raposa Serra do Sol: Manifestação Une Indígenas e o MST

Curioso: Os indígenas não são exatamente produtivos em uma reserva de tamanho maior do que 1 km2 por habitante. Será que o Incra declarou estas terras produtivas? Como explicar essa bizarra associação do MST com a causa indígena?

Um comentário:

Anônimo disse...

Ronald, o que eu vou comentar não tem haver com o post, mas sim com um post antigo que falava sobre a crise do petroleo. A minha dúvida é a seguinte: é tido como certo que quando o dólar se desvaloriza o pretóleo se valoriza, assim como outras commodities, e vice-versa. O fato é que essa relação não é muito clara para mim. Em primeiro lugar por que como os contratos futuros de petróleo são contratos em dólar, logo, não há saída da moeda americana para compra de contratos futuros de petróleo, ou seja, quando o dólar se desvaloriza isso não ocorre por venda de dólar. Logo, o investidor que antes tinha em seu portfolio treasures agora, com uma expectativa de queda do dólar, vende seus treasures e compra contratos futuros de dólar. Essa migração não altera fluxo real de câmbio. Nínguém vende seus dólares para comprar contratos futuros de petróleo, há apenas uma troca de ativo dentro do portfólio dos investidores.


Bom, o que eu pensei pode causar essa relação é o fato de o mercado de contratos de petróleo ser um mercado muito líquido (negocia-se aproximadamente US$ 500 bi por vencimento) e por ser um ativo muito líquido ele possui características de outras moedas (que tb são ativos), ou seja, quando o dólar se desvaloriza em relação às outras moedas ele se desvaloriza também em relação ao petróleo, por este ser um ativo muito líquido e possuir característica de reserva de valor (embora eu ache muito estranho hedge funds estocarem petróleo se for necessário, por exemplo, se eu compro um contrato futuro de dólar eu posso deixar o contrato vencer e adquirir a moeda no mercado spot, agora com o petróleo isso não é muito vantajoso e racional se eu não uso o petróleo para insumo ou distribuição - no caso de um fundo ou hedge fund).


Minha pergunta é essa, o que determina essa relação inversa entre preço do dólar e petróleo?