quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Substituição de Importações em Espetáculos e Diversão

Aparentemente, a recente competição desleal e selvagem em solo nacional de Paul McCartney, Eric Clapton e do Cirque du Soleil tornou necessária a proteção da indústria nacional. O próximo passo é a concessão de subsídios e incentivos fiscais para artistas consagrados como o palhaço Tiririca, a Mulher Melancia, o Bonde do Rolê e o MC Créu.


Senado aprova regulamentação da profissão de DJ

Texto tornar obrigatória a participação de, pelo menos, 70% de profissionais brasileiros nos eventos promovidos no País com atrações estrangeiras 

 BRASÍLIA - A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira, 7, em decisão terminativa, o projeto de lei do ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que regulamenta a profissão dos DJs e dos "disc-jockeys". Chamados no texto, respectivamente, de "profissional de cabine" e de "produtor DJ", as atividades passarão a constar da lei nº 6.533, de 1978, que trata da regulamentação das profissões de artistas e de técnicos em espetáculos e diversões.


O texto cria uma reserva de mercado, ao tornar obrigatória a participação de, pelo menos, 70% de profissionais brasileiros nos eventos promovidos no País com atrações estrangeiras. Uma emenda do relator, senador Paulo Paim (PT-RS), exige os que quiserem exercer a atividade a ter diploma ou certificado correspondente às habilitações profissionais de 2º grau de ator, contrarregra, cenotécnico, sonoplasta, disc-jockey ou outros semelhantes, reconhecidos em lei. Como a aprovação foi terminativa, o texto será encaminhado à Câmara dos Deputados, sem a necessidade de ser votado no plenário do Senado.


Para exercer as atividades, será necessário obter o registro na superintendência regional do Trabalho e Emprego, que terá validade em todo o País. Os profissionais exercerão jornada de trabalho de seis horas diárias ou 30 semanais. A proposta determina, ainda, que  a cláusula de exclusividade não impedirá o artista, o técnico em espetáculos de diversões, o DJ e o disc-jockey de prestar serviço em atividade diversa ajustada no contrato de trabalho. "Desde que em outro lugar e sem que se caracterize prejuízo para o contratante com o qual foi assinada a cláusula de exclusividade", especifica ainda o projeto.

 


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A Arte de Entender um Discurso

Sensacional. O Cristiano faz a tradução (quase simultânea) do discurso do ministro Mantega. Para quem (como eu) que não entendeu nada do original, a tradução é muito melhor, pois faz sentido!