sexta-feira, 18 de março de 2011

Tyler Cowen em Porto Alegre

O economista Tyler Cowen, do Blog Marginal Revolution, virá a Porto Alegre para participar do Fórum da Liberdade. Ele confirmou também um seminário sobre "Globalization, Markets and Culture", no Programa de Pós Graduação em Economia da UFRGS. Será no dia 08 de abril, às 15:30, no auditório da FCE.

terça-feira, 15 de março de 2011

Um Blog e um Site Dignos de Menção

O Blog Brasil Economia e Governo foi criado e é gerenciado por um grupo de profissionais especializados em assuntos econômicos e gestão pública, sem vinculação ou militância político-partidária em associação com o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial. A idéia de sua criação surgiu em conversas travadas pelo grupo acerca da necessidade de se disponibilizar explicações sobre questões econômicas que ajudassem os eleitores a entender as escolhas feitas pelo setor público na gerência da economia. Os três editores (Marcos Mendes, Fernando Meneguin e Paulo Springer de Freitas) possuem doutorado em economia, experiência didática e na análise de políticas públicas.

O Site Vox.LACEA é apoiado pela Latin American and Caribbean Economics Association (LACEA), com suporte financeiro do Global Development Network’s Policy Outreach Program e tem como objetivo divulgar o trabalho de economistas de renome que trabalham em questões relevantes para o desenvolvimento econômico da região da América Latina e Caribe.

Ambos são fontes importantes de informação econômica de qualidade e estão listados no Blogroll ao lado.

O Futuro da Macroeconomia

Olivier Blanchard ensaia algumas conclusões a partir da conferência sobre "Macro and Growth Policies in the Wake of the Crisis", patrocinada pelo FMI. Vale realmente a pena assistir aos vídeos da conferência. Das suas conclusões, a mais pessimista me parece ser a de que o pêndulo da discussão mercados e governos está pendendo mais para o lado de maior intervenção. A mais otimista é que em termos de pesquisa "the future is exciting" e existem vários caminhos para melhorar os microfundamentos da teoria macroeconômica.

Cultura e Falhas de Governo

Bom artigo do Cláudio Shikida, Ari Francisco e Pedro Sant'Anna no Cato Journal:

"There are many studies on the relationship between economic development and institutions. Institutions can be classified as formal or informal. This article emphasizes the importance of the relationship between culture (informal institutions) and the quality of public goods supplied by the government, using a measure of state failure: the Failed States Index. The results suggest that culture is more important than formal institutions in explaining differences in the degree to which states fail."

A Música do Pi

Ontem, 3/14, foi o dia do Pi. Em homenagem a este número irracional, o músico canadense Michael Blake o transformou em música, que Pi até que não é ruim! Ela pode ser ouvida aqui.

(HT: Fabricio Torrucôo)

domingo, 13 de março de 2011

Entrevistas com Hayek

Ótimas entrevistas com Friederich von Hayek, prêmio Nobel em Economia em 1974. Vale a pena ver as entrevistas com Axel Leijonhufvud, Armen Alchian e James Buchanan, pois são verdadeiras aulas de economia, história do pensamento econômico, filosofia econômica, etc. Muitos dos temas atualmente em voga por causa da crise financeira e econômica de 2008, como complexidade e impossibilidade de previsão, são abordados nas entrevistas.

Beatles no Ano 3000

O que antropólogos e arqueólogos do futuro podem descobrir a respeito dos Beatles?

quarta-feira, 2 de março de 2011

I Encontro Nacional dos Blogueiros de Economia



Este blogueiro aqui teve a honra de ser convidado para o encontro, que conta com as participações de alguns dos melhores blogs nacionais de economia, como os de Cláudio Shikida, Leo Monastério, Cristiano Costa e Adolfo Sachsida, entre outros de igual relevância.

O encontro está organizado da seguinte forma:

Abertura (13:30)

Carlos Eduardo Gonçalves , Cláudio D. Shikida, Cristiano M. Costa

Painel Temático I (13:40)

O Papel dos Blogs no Debate sobre Política Econômica
Carlos Eduardo Gonçalves, Alexandre Schwartsman, Felipe Salto
Vídeo: Adolfo Sachsida

Coffee-Break (15:00)

Painel Temático II (15:10)

A Blogosfera e o Jornalismo Econômico: Complementares ou Substitutos?
Cristiano M. Costa, Leonardo Monasterio, Silvio Crespo, Thais Herédia
Vídeo: Rodrigo Constantino

Coffee-Break (16:20)

Instituto Millenium (16:35)

Painel Temático III (16:50)

Os Blogs na Sala de Aula: A Disseminação do Conhecimento
Cláudio D. Shikida, Ronald Hillbrecht, Márcio Laurini, Mauro Rodrigues
Vídeo: Roseli Silva

Encerramento (18:00)

Carlos Eduardo Gonçalves , Cláudio D. Shikida, Cristiano M. Costa

Clique no cartaz acima para se inscrever no evento, que promete ser ótimo!