segunda-feira, 29 de junho de 2009

Teoria da Captura: Incra e MST. Quem Controla Quem?

A teoria da captura, do falecido George Stliger, prêmio Nobel em economia e professor da Universidade de Chicago, diz que, com relação a regulação de mercados por agências regulatórias, "é o regulado quem regulamenta o regulador". Mas captura pode ser um fenômeno bem mais geral, onde gupos de interesse capturam setores do governo, como neste caso onde ex-militantes do MST coordenam núcleos do Incra.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A Regra da Lei, Segundo Richard Epstein

Richard Epstein é professor de Direito da Universidade de Chicago e um dos poucos do ramo que são liberais clássicos. Vale a pena ouvi-lo, embora o podcast seja longo (um pouco mais de uma hora).

Citação do Dia

Living more hours naked each day results in a dramatic drop in my laundry, which in turn reduces my water and energy use (along with my related bills), it also reduces the amount of soap I release, in my case, into the Puget Sound.” Kathy Blanchard on The Naturist Society’s Web site.

Para ver o artigo completo, somente no NYT. Faça bom uso do conselho de Kathy!

Giácomo Balbinotto Ganha Prêmio Internacional

Foi divulgado em primeira mão no mundo virtual pelo Econosheet, um ótimo blog de alguns alunos da FCE que já se destacam na graduação: O meu colega Giácomo (e os co-autores Denis Borenstein e Marcelo Berger) foi agraciado com o prêmio 2009 Microsoft Research Award for Scholarship on Law and Economics, concedido aos 10 melhores artigos e trabalhos apresentados no congresso de direito e economia em Barcelona.

Parabéns Giácomo!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Por Que a América Latina Está Ficando Para Trás?

A América Latina está ficando para trás da maioria das regiões do planeta por causa do seu sistema educacional, que é responsável pelo péssimo desempenho de estudantes em testes internacionais de habilidades cognitivas, desempenho próximo da África sub-Sahariana. O argumento completo está no recente working paper de Hanushek e Woessmann.



Frases Que Eu Gostaria de Ter Dito

"A República Americana irá durar até o dia em que o Congresso descobrir que pode subornar o público com dinheiro público" Alexis de Tocqueville.


Frase apropriada (exceto pelo termo "Americana", que bem poderia ser trocado pelo "Brasileira") para entender porque o escândalo do Senado não desperta reação popular. Ainda bem que o presidente do Senado já está investigando as denúncias sobre atos secretos, nepotismo e atuação do neto de Sarney em operações com crédito consignado aos servidores da Casa, embora um cara boa pinta afirme que as denúncias são coisa menor.